Menu fechado

Devocional Jubaf 10 – João Oliveira

 

“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso!

Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.

Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.

Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. Josué 1:6-9 Esta mensagem de Deus a Josué teve a principal finalidade de recuperar o seu animo, que tinha perdido em meio a morte de Moisés -seu mestre- e de convoca-lo ao seu chamado.

Nesse trecho Deus é repetitivo em sua fala, dizendo três vezes “Seja forte e corajoso”. Essa repetição, demonstra o quão difícil era, para Josué, se levantar dessa situação, mas Deus nos deixa também uma lição valiosa.

Como podemos ser fortes e corajosos em meio as dificuldades? A resposta é simples: através da obediência e da meditação na lei de Deus. Ele diz que quando seguimos os seus mandamentos e nos dedicamos a entender a sua palavra, estamos nos preparando para enfrentar qualquer desafio que a vida nos apresente. Isso porque -como diz o texto- a obediência e a meditação na lei de Deus nos levam à prosperidade e ao sucesso.

João Oliveira